SOBRE O BAQUE ATITUDE (@baqueatitude)
A oficina de maracatu do Baque Atitude oferece um espaço para aprender e compartilhar saberes, onde cada participante é convidado a explorar o maracatu como ferramenta de transformação pessoal e coletiva. Em sintonia com o conceito de Sankofa, a oficina propõe uma jornada de resgate e aprendizagem, onde o passado das tradições culturais se encontra com o presente para gerar novos caminhos. Os participantes, sejam iniciantes ou experientes, aprenderam sobre o ritmo, os instrumentos e a história do maracatu, e como esses elementos são fundamentais para fortalecer a identidade e a união da comunidade. Aqui, o batuque vai além da técnica – é sobre construção de memória e a troca de experiências que nos impulsionam para o futuro.
SOBRE AS EDUCADORAS:
Fernanda Santana
Tem 28 anos, arte-educadora, formada em pedagogia, dançarina e percussionista do grupo Umoja. Atua como oficineira e sub-regente no Baque Atitude, onde também é ritmista. Dedica-se à educação popular e ao fortalecimento de identidades periféricas por meio da arte.
Kelly Shirlayne
Shirlane Kelly Maria da Silva — mais conhecida como Tia Kelly — é educadora social, batuqueira e regente do grupo Baque Atitude. Nascida em Jaboatão dos Guararapes, em Recife, e criada na quebrada do Jardim Ibirapuera, em São Paulo, é uma referência na luta pela valorização da juventude preta e periférica. Brinquedista de formação, formada em ABA e estudante de Serviço Social, atua há mais de 15 anos com projetos que promovem o acesso à cultura, fortalecem a identidade e evidenciam os potenciais da juventude em territórios periféricos.
Seu sonho é criar uma ONG que seja sede do Maracatu Baque Atitude, um espaço de acolhimento e formação para jovens, onde a cultura popular seja ferramenta de transformação e pertencimento.Deseja também realizar um intercâmbio para levar o grupo Baque Atitude até Recife, para que possam vivenciar, na raiz, o Carnaval dos maracatus-nação de baque virado. Além de tudo isso, é mãe de Anna Jullia, que desde o ventre carrega a força da cultura popular.