CONHEÇA O BRINCANTE ITINERANTE

O Instituto Brincante é referência de um brincar em que o lúdico se associa ao conhecimento.  É com este mesmo know-how que o Itinerante atua, aproximando e espalhando arte e cultura brasileiras, promovendo as atividades já consagradas do Instituto, fora dele – shows, espetáculos, oficinas, intervenções artísticas – de acordo com a organização e a proposta desejada. 

Com o objetivo de transformar relações e ambientes e, principalmente, de promover o enriquecimento humano, realizamos atividades em 3 frentes de atuação: Arte-educaçãoPara Crianças e para Agências e Empresas.

O Itinerante possui alguns projetos especiais de acordo com as efemérides do ano, entre eles o Carnaval, a Semana Mundial do Brincar e a Sambada Junina.

Acompanhe aqui as atividades do Brincante Itinerante.

Voltadas para o desenvolvimento de habilidades, coordenação, integração entre pessoas, criação de vínculos com os valores e cultura da empresa e bem-estar no trabalho, as atividades do Instituto para Agências e Empresas têm, além destes objetivos, um maior que é inspirar e motivar as pessoas. Entendemos que a cultura popular brasileira tem um grande potencial, como vemos nas manifestações (folias, festas) de agregar e motivar pessoas com extrema riqueza estética e simbólica, por meio da brincadeira e da criatividade. Queremos mostrar como estas referências podem ser aplicadas no ambiente de trabalho.

São oficinas, palestras, aulas-espetáculo, apresentações personalizadas para aberturas e encerramentos de eventos, shows de confraternização, que levam em conta valores universais: respeito, liberdade e a potência transformadora de cada um no lugar e tempo em que está. Envie seu briefing por e-mail e estruturamos algo específico a sua demanda.

Brincantinho é o conjunto de práticas pensadas especialmente para o público infantil e acompanhantes. Com o objetivo de integrar as crianças no universo simbólico, rítmico, corporal tão rico da cultura popular brasileira, as atividades – sempre através do brincar – promovem o desenvolvimento sensível, social, com cooperação e afetividade. Oferecemos atividades para adultos e crianças, oficinas e espetáculos.

“Arte do Brincante” foi o primeiro curso do Instituto, em 1993. A proposta era passar adiante o conhecimento de Rosane Almeida e Antônio Nóbrega adquirido em suas pesquisas e itinerâncias pelos mundos da cultura popular. Foi a partir da colaboração de uma grande educadora, Maria Amélia Pereira (fundadora da Casa Redonda), que o casal consolidou o brincante, ou artista popular, como referência em muitas das habilidades que um educador ou todo tipo de profissional pode precisar.

É com base nestes artistas que absorvemos ferramentas para desenvolver importantes qualidades: a consciência corporal, o ritmo (tempo musical, tempo interno e social), a consciência cultural do nosso país em sua riqueza, complexidade e potência, organização do corpo no espaço, expressão artística (em artes plásticas), coordenação de múltiplas funções, trabalho coletivo, organização da palavra, são alguns exemplos.

O Instituto promove este desenvolvimento por meio dos seus cursos e oficinas, palestras e aulas-espetáculo.

Leve o Brincante até você!

Alguns clientes atendidos

Compre 2 cursos e ganhe 20% de desconto no segundo. Use o cupom: maiscursos20

X