Sobre
o Brincante
O termo “brincante” é o modo como os artistas populares se autodenominam. Ao realizar um espetáculo, eles dizem que vão “brincar”. Uma palavra que propõe uma cosmovisão poderosa acerca das práticas culturais e da vivência coletiva.
Conheça o Brincante
Os brincantes Rosane Almeida e Antonio Nóbrega, em 1992, em São Paulo, fundaram justamente o Instituto Brincante com a intenção de unir o processo artístico ao pedagógico, em torno da cultura popular brasileira.
O instituto nasceu inicialmente com o nome de Teatro Escola Brincante em uma casa na rua Purpurina, na Vila Madalena. A sede foi inaugurada com o espetáculo Brincante (1992), que foi seguido por Figural (1993), Segundas Histórias (1994) e Na Pancada do Ganzá (1996), peças históricas que até hoje reverberam dentro e fora do Instituto.
A vocação para espaço de aprendizagem é marcada desde o início quando, em 1993, Nóbrega e Rosane ministram o curso de formação “A Arte do Brincante”, ampliado em 1995 para “A arte do Brincante para Educadores”.
Em 2001, o Teatro Escola Brincante é transformado no Instituto Brincante. Anos mais tarde, em 2016, o instituto ganha uma sede nova, a poucos metros da antiga casa, onde continua com os espetáculos, shows, cursos, projetos sociais e também o Brincante Itinerante, que promove atividades em escolas, empresas e instituições.
O instituto é um espaço de conhecimento, assimilação e recriação das inúmeras manifestações artísticas do país, celebrando a riqueza da cultura nacional e a importância da sua diversidade, o que proporciona às pessoas outro modo de pensar as relações na sociedade contemporânea.
Entre em contato com o Brincante
Se você tem alguma dúvida sobre o nosso espaço, os nossos cursos ou eventos, entre em contato através do formulário.