Criações Juninas
- Categorias Cultura Popular
- Data junho 17, 2022

É improvável, se não impossível, imaginar um brasileiro que não tenha participado ao menos uma vez na vida de um festejo junino. Além de ser uma das maiores comemorações populares do Brasil, as festividades juninas são um colar feito de muitas informações culturais, que mudam ao depender de seu contexto.
É interessante pensar que além de comemorar os santos Antônio, São João Batista e São Pedro da tradição católica, as festas juninas possuem diversas outras atribuições na coletividade. Por exemplo, inauguram um estado especial nos indivíduos, propício para sua aproximação, prazer e ludicidade, marcando ritualisticamente a diferença entre trabalho e lazer, principalmente quando estamos falando de zonas urbanas. Já a festa junina de origem rural, representa também a mudança de estação, e marca um novo período de colheitas para os trabalhadores do campo.
Os festejos juninos são, portanto, um ritual de júbilo, fé, devoção, recriação, união e memória. Alguns elementos dos festejos são tão fortes, que se tornaram praticamente signos do próprio evento, como as quadrilhas, a fogueira, a decoração com bandeirolas e, em algumas regiões, a indumentária que faz referência à vida caipira e matuta. Sem falar nos ritmos, como forró, baião, arrasta pé e outros. Contudo, as coreografias, trajes e musicalidades que envolvem, passaram e passam por transformações, releituras e simbioses, sempre se organizando com base nas particularidades regionais e locais, sendo um evento altamente pulsante.
Participar de uma Festa de São João, ajudar na sua confecção, conhecer os ritmos, os cantos e sobretudo divertir-se é realizar uma viagem de conhecimento na história e dar sentido a existência do próprio ritual.
Está aberta a temporada de São João, então não importa onde você estiver, é hora de brincar de quadrilha!
Tag:danças, festa junina
Você também pode gostar

O Natal Brasileiro

Afinal, o que há de errado com o “folclore”?
Aulão: Danças Brasileiras para o Aprimoramento do Corpo Cênico
Aulão Gratuito: Danças Brasileiras para o Aprimoramento do Corpo Cênico Parte 1 Parte 2 Matricule-se Matricule-se