As Danças Populares Brasileiras Como Expressão de Identidades
- Categorias Danças Populares Brasileiras
- Data junho 2, 2022
Dentro do território nacional foram produzidas diversas expressões culturais que não raro, encontram no corpo o lugar perfeito para se manifestar. Em outras palavras, somos um povo dançante, dançadeiro.
A medida que vamos nos localizando em estados, cidades e vilas a diversidade e vigor das danças populares se mostra, cravando na realidade artística seu status privilegiado de expressão de sentimentos, histórias e comunicação social.
Muito se conhece, se sabe e se aprende por meio dos frevos, congadas, carimbós e maracatus, tanto sobre a história do coletivo quanto sobre o próprio corpo que dança e se reconhece como um agente no mundo.
A dança popular, também, é uma forma de ver, ouvir e entender narrativas que foram sistematicamente apagadas dos registros formais da história letrada de tradição portuguesa. Logo, as práticas repassadas na cultura oral e corpórea contam sobre as vidas indígena, sertaneja, escrava e marginal que estavam fadadas ao apagamento colonial. A dança é [também] uma instituição da memória e da resistência.
Sabemos, por exemplo, que os mais antigos maracatus foram criados em engenhos por trabalhadores rurais de canavial, cortadores de cana-de-açúcar. No caso do Maracatu de Baque Solto, temos uma fusão de movimentos de combate, mixados com aqueles que envolvem a prática de colheita da cana. Em uma brincadeira de maracatu temos o retrato de uma classe de indivíduos, sua potencialidade criativa e sua luta.
Dito isso, é fácil notar a importância da dança, especialmente da dança popular, como ferramenta de produção de subjetividades, e muito dela deveria ser aproveitada em ambiente escolar. Não se trata de “folclore”, como levianamente algumas instâncias educativas do estado costumam tratar as artes brasileiras populares, mas uma genuína e criativa expressão de identidades.
Se aventurar no universo dos cocos, do jongo, do caboclinho e tantos outros é se aventurar em si mesmo, no que foi o Brasil e no que ele pode vir a ser.