Diversidade e Inclusão no Instituto Brincante
- Categorias Cursos
- Data maio 20, 2022
Inscrições encerradas! Em breve abriremos mais vagas!
Há 30 anos o Instituto Brincante faz investigações no universo riquíssimo da cultura popular brasileira. A grande variedade de brincadeiras, danças, músicas, cantos e histórias nasce, justamente, no caldeirão fervilhante da diversidade de fazeres, costumes e corpos que habitam o território nacional.
Entendemos que a diversidade é a base da cultura popular, pois o popular longe de ser um agrupamento amorfo, é o conjunto de individualidades potentes e criativas, coproduzindo saberes a todo instante. Dito isso, não faria nenhum sentido o Instituto não se comprometer com medidas de inclusão e suas tecnologias, pois além de precisar da diversidade para sua existência plena, trata-se da ética reparativa que marca a experiência traumática de algumas subjetividades brasileiras.
O Instituto Brincante está implementando o programa de bolsas, de modo a oferecer cursos gratuitos para pessoas pretas, quilombolas, indígenas, trans e para outros interessados que possuem baixa renda, inviabilizando sua presença e execução do curso.
As bolsas serão ofertadas para todas as modalidades, em diferentes porcentagens. Teremos, então, cursos gratuitos de dança, canto, música e outros.
Buscamos com essa medida, amplificar o poder que a variedade de olhares possui para o universo artístico, reduzir a desigualdade, capilarizar saberes e contribuir para o bem viver de todas as coletividades.
Novos corpos e novas necessidades estão sendo enxergadas a cada dia, e nós estaremos atentos para as mudanças e adaptações que esse olhar expandido traz para as instituições. Vamos produzir juntes uma pedagogia da diversidade.