SOBRE OS EDUCADORES:
Antonio Nóbrega é músico, dançarino, cantor, compositor e ator, Antonio Nóbrega é recifense. Sua iniciação artística se deu pelo violino, instrumento que ainda o acompanha. Em 1971, a convite do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna (1927-2014), ingressou no Quinteto Armorial, grupo precursor na criação de uma música de câmara brasileira de raízes populares.
É ganhador de inúmeros prêmios e se apresentou em diversos países. Há 30 anos, dirige com Rosane Almeida em São Paulo o Instituto Brincante, espaço voltado a cursos, apresentações, oficinas, mostras etc relacionados à prática e difusão da cultura brasileira.
Rosane Almeida tem como base de formação artística a prática do teatro, das danças populares brasileiras e das artes do circo.
Realizou cursos na Escola Superior das Artes do Circo em Châlons-sur-Marne, na França, na Scuola e Teatro Dimitriem Verscio, Suíça, e em São Paulo na Escola Picadeiro.
Ao lado de Antonio Nóbrega, fundou o Instituto Brincante e criou e atuou como atriz e dançarina nos espetáculos: Brincante, Segundas Histórias, Na Pancada do Ganzá, Madeira Que Cupim Não Rói, Marco do Meio-Dia, Nove de Frevereiro, entre outros.
Em 2004, criou o espetáculo solo A Mais Bela História de Adeodata, cujo texto foi publicado pela editora Salamandra. Participou junto a Nóbrega da série documental Danças Brasileiras, exibida pelo Canal Futura. Em 2012, pela passagem do centenário de nascimento do escritor Jorge Amado, criou e dirigiu o espetáculo Amado e em 2019 publicou, pela editora FTD, o livro infantil Cumarim, a Pimenta do Reino.
Maria Eugenia Tita é dançarina e coreógrafa. Sob um olhar contemporâneo, desenvolve sua pesquisa, unindo danças tradicionais brasileiras à diferentes tecnicas de dança e teatro físico. Atuando nos palcos desde os nove anos nos espetáculos de Antônio Nóbrega e com a Cia Soma, criada em 2009 ao lado de Marina Abib, compartilha de premiações dentre elas, Prêmio APCA, Melhor espetáculo de Dança do Ano eleito pela Folha de São Paulo.
Formada em história, é criadora do projeto Nos Passos da Nossa História, e compõe a equipe pedagógica do Instituto Brincante; ministrou cursos na pós-graduação do Instituo Singularidades (SP) e do Paço do Frevo (PE) e lecionou o curso de História da Música Popular Brasileira do programa de Formação Tecnica da Funarte.