Frevo e frevos
- Categorias Cultura Popular, Danças Populares Brasileiras
- Data outubro 27, 2022
Poucas manifestações dançantes possuem uma complexidade, originalidade e liberdade quanto o frevo. Trata-se realmente de um passo completo, que apresenta para o corpo um sem fim de possibilidades. Mas o frevo não é só dança, mas uma rica expressão musical e poética de Pernambuco, impregnada de história. A origem e prática do frevo está guardada na memória coletiva do povo pernambucano e toda a malha social-afetiva que envolve as pessoas, quando se agrupam para viver uma festa, afirmar suas identidades e restaurar os sentidos de pertencimento.
O frevo nasceu no Carnaval, e agrupou em si uma grande riqueza melódica que o torna um dos pilares da música popular brasileira, afinal realiza de maneira única a mescla de diversos gêneros musicais com uma grande somatória de improvisação de subjetividade de compositores. O frevo, em sua alma e cerne, é uma expressão que legitima as várias formas de ser brasileiro.
As capoeiras dos escravos recém-libertos, os ritmos que ecoam das bandas militares, a riqueza dos improvisos dançantes e musicais que vinham das ruas, a cultura em produção da nova classe operária: tudo isso é elemento de criação para o frevo, que se ramifica em algumas modalidades como frevo de rua, frevo de bloco e frevo-canção.
A musicalidade do frevo é enérgica, reflete o frenesi criativo do carnaval e a vida pulsante das ruas. Por isso, sua expressão coreográfica não poderia ser diferente. Temos saltos, giros, movimentos no plano baixo e pirotecnia, além da liberdade criativa do dançarino, para fazer o seu passo da maneira que lhe convém.
A música do frevo possui caráter sincopado, e é justamente essa característica que permite que quem dança possa incorporar aos movimentos tradicionais, trejeitos, ondulações, meneios e gingados. Ao final temos uma dança vigorosa, animada e libertadora, que não cessa de ser criada e recriada pelas pessoas.
Aprender a brincar de frevo pode ser desafiador para quem não participou dessa efervescência, especialmente pessoas de outras regiões do Brasil. Mas o Frevo, apesar de complexo, ele acolhe. Afinal, sua essência expressa um protesto político e um desejo de integração em forma de dança, música e de poesia. Algo assim, não é para todo mundo?
Você também pode gostar
O Natal Brasileiro
Afinal, o que há de errado com o “folclore”?
Aulão: Danças Brasileiras para o Aprimoramento do Corpo Cênico
Aulão Gratuito: Danças Brasileiras para o Aprimoramento do Corpo Cênico Parte 1 Parte 2 Matricule-se Matricule-se