SOBRE OS MINISTRANTES
Antonio Nóbrega é músico, dançarino, cantor, compositor e ator nascido no Recife. Sua iniciação artística se deu pelo violino aos oito anos, instrumento que ainda o acompanha. Em 1971, a convite do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, integrou o Quinteto Armorial. Estuda o universo da cultura popular e criou espetáculos de teatro, dança e música nela referenciados. Entre eles: Brincante, Segundas Histórias, O Marco do Meio-Dia, Figural, Na Pancada do Ganzá, Madeira Que Cupim Não Rói, Pernambuco Falando para o Mundo, Lunário Perpétuo, Nove de Frevereiro, entre outros.
Recebeu diversos prêmios, entre eles o Shell de Teatro, o Tim de Música, APCA, Governador do Estado de São Paulo e duas vezes a Comenda do Mérito Cultural. Tem 12 CDs gravados e três DVDs.
Há 30 anos, dirige com Rosane Almeida em São Paulo o Instituto Brincante, espaço voltado a cursos, apresentações, oficinas, mostras etc relacionados à prática e difusão da cultura brasileira.
Em 2014, o cineasta Walter Carvalho realizou o longa-metragem Brincante, dedicado à sua trajetória artística.
Rosane Almeida tem como base de formação artística a prática do teatro, das danças populares brasileiras e das artes do circo. Realizou cursos na Escola Superior das Artes do Circo em Châlons-sur-Marne, na França, na Scuola e Teatro Dimitriem Verscio, Suíça, e em São Paulo na Escola Picadeiro.
Ao lado de Antonio Nóbrega, fundou o Instituto Brincante, criou e atuou como atriz e dançarina nos espetáculos Brincante, Segundas Histórias, Na Pancada do Ganzá, Madeira Que Cupim Não Rói, Marco do Meio-Dia, Nove de Frevereiro, entre outros.
Em 2004, criou o espetáculo solo A Mais Bela História de Adeodata, cujo texto foi publicado pela editora Salamandra. Participou junto a Nóbrega da série documental Danças Brasileiras, exibida pelo Canal Futura.
Em 2012, pela passagem do centenário de nascimento do escritor Jorge Amado, criou e dirigiu o espetáculo Amado e em 2019 publicou, pela editora FTD, o livro infantil Cumarim, a Pimenta do Reino.